Os Índices de Atividade na Análise de Demonstrações Financeiras


Olá, pessoal! Como estão?


Hoje iremos falar sobre como os Índices de Atividade podem ser úteis durante o processo de análise de demonstrações financeiras. Estes índices relacionam os diversos elementos do balanço patrimonial ou DRE de uma empresa, de modo que seja possível entender quando tempo um elemento patrimonial (estoques, contas a receber, contas a pagar, etc.) levam para serem transformados dentro do ciclo de operações da organização.


Prazo Médio de Recebimento


O Prazo Médio de Recebimento é um índice que mostra o tempo que se leva desde a venda das mercadorias até o recebimento dos clientes. Por meio desse índice, uma empresa pode analisar se as políticas de concessão de crédito e táticas de cobrança estão sendo efetivas. Dessa forma, pode-se concluir que o ideal é que o resultado obtido por meio do cálculo do Prazo Médio de Recebimento seja o menor possível, pois isso demonstraria que a empresa consegue converter rapidamente suas contas a receber em disponibilidades no Caixa ou Equivalente de Caixa.


Prazo Médio de Pagamento


O índice de Prazo Médio de Pagamento demonstra o período compreendido entre a compra da mercadoria até o pagamento aos fornecedores. Através desse índice, a empresa pode verificar se tem boas condições de quitar suas dívidas com fornecedores, devendo sempre comparar o Prazo Médio de Pagamento com os demais indicadores, pois o ideal é sempre que a empresa tenha o maior tempo possível para pagar seus fornecedores, enquanto recebe de seus clientes no menor prazo possível.


Prazo Médio de Estocagem


Por meio do índice de Prazo Médio de Estocagem, conseguimos visualizar o número de dias transcorridos desde a compra da mercadoria até sua venda para o cliente. Ou seja, esse índice mostra quando tempo uma mercadoria fica parada nos estoques de uma organização. Sendo assim, o critério utilizado para analisar se o resultado obtido através da aplicação desse índice é favorável ou não é “quanto menor, melhor”, pois as empresas devem sempre buscar negociar seus estoques o mais rápido possível.


Ciclo Operacional


Já o Ciclo Operacional demonstra o período transcorrido entre a compra de mercadorias ou matérias-primas até o recebimento de seus clientes. Esse índice envolve o Prazo Médio de Recebimento e de Estocagem, representando o tempo que uma empresa leva para girar os saldos das contas, ou seja, transformar o Estoque em Contas a Receber e, depois, o Contas a Receber em Caixa e Equivalente de Caixa.


Ciclo Financeiro


O Ciclo Financeiro de uma empresa é o período compreendido entre o pagamento das compras aos fornecedores e o recebimento das vendas dos clientes. Assim sendo, quando menor o Ciclo Financeiro de uma empresa, melhor será sua situação financeira, pois a defasagem entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento de seus clientes será menor. O ideal é que as empresas sempre busquem um Ciclo Financeiro negativo, porque isso significaria que ela recebe suas vendas antes mesmo de precisar pagar seus fornecedores, podendo, então, utilizar esse dinheiro disponível para fazer outros investimentos no negócio.


Fontes: foram utilizadas como fontes para essa postagem as aulas ministradas pelo profº Ricardo Juvenal e o livro "Análise de Investimentos e Demonstrativos Financeiros", de Camila Camargo.


Na próxima postagem, iremos aplicar os Índices de Atividade para analisar as contas da empresa TOTVS. Fiquem ligados!
Abraços,
Equipe Contabilizando Educação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.