Indicadores de Rentabilidade e seus impactos perante os investidores



Tudo certo pessoal?

Nessa etapa vamos estudar sobre os indicadores de rentabilidades, quais são eles,  quais dados e valores são necessários para o cálculo desses indicadores, e não menos importante, trataremos o que cada um desses índices representa.
Vejamos a seguir: 

GIRO DO ATIVO

Esse índice serve para evidenciar qual foi o montante de vendas para cada 1 real de investimento total. Traçando um paralelo com as vendas que ocorreram no período e os investimentos totais que a empresa possui, os quais esses estão demonstrados no ativo total.
Entendemos que quanto maior for o índice, melhor será, pois indica o nível de eficiência na utilização dos recursos.
A fórmula utilizada para saber o Giro do Ativo é a seguinte:

GA = Vendas Líquidas
          Ativo Total


MARGEM LÍQUIDA

A Margem Líquida, basicamente é o indicador que financeiro que irá medir o percentual de lucro líquido que a empresa conseguiu obter em relação ao seu faturamento. Lembrando que o lucro líquido se refere ao lucro após a dedução de todas as despesas, incluindo o imposto de renda.
Quanto maior o índice, melhor, pois comprova que para um mesmo valor de faturamento a empresa é capaz de obter lucros maiores.
Esse indicador deve ser calculado através da fórmula:

MA =   Lucro Líquido     X 100 
           Vendas Líquidas


RENTABILIDADE DO ATIVO

Como o próprio nome sugere, é o indicador responsável por demonstrar quanto a empresa obteve de lucro líquido em comparativo com seu ativo total, é o rendimento do capital dos sócios. Apresentando ainda, quanto do lucro gerado pela empresa pode ser investido em seu ativo.
Visto que esse indicador determina quanto a empresa registrou de lucro para cada 1 real que foi investido no ativo, quanto maior for o índice, melhor.
Para esse indicador financeiro deve ser aplicada a fórmula a seguir:

RA =  Lucro Líquido     X 100 
            Ativo Total


RENTABILIDADE DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Esse indicador irá apresentar o percentual de rendimento do capital próprio da entidade, ou seja, quanto de lucro líquido foi obtido considerando cada 1 real de patrimônio líquido investido na empresa.
Assim como os indicadores anteriores, quanto maior esse índice, melhor para a empresa.

RPL =     Lucro  Líquido      X 100 
            Patrimônio Líquido


 Qual o impacto desses indicadores perante os investidores?

Primeiramente, tenhamos em mente que rentabilidade é diferente de lucratividade. Pois lucratividade é medida com base no valor de lucro líquido e da receita total que foi gerada em um período, através de determinado produto ou serviço. Já a rentabilidade, que é o que nos interessa nessas análises, representa o retorno financeiro obtido com relação ao investimento total da empresa, sendo considerado a longo prazo.

Embora a lucratividade seja de grande interesse dos sócios, a rentabilidade tem peso definitivo para que a entidade receba maiores investimentos, tanto todos sócios quanto de terceiros.
Como já visto acima, será possível através dos indicadores, ver de maneira prática, com qual velocidade que a empresa obtém benefícios econômicos, levando em consideração a utilização de seus investimentos. Ou seja, com que eficácia e agilidade a empresa consegue oferecer retorno financeiro aos investidores.


No próximo post, com base nos Balanços de 2016, 2017 e 2018 da empresa TOTVS, iremos aplicar e demonstrar de maneira prática como ocorre a utilização desses indicadores nas análises financeiras.


Até logo mais!

Equipe Contabilizando Educação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.