Contabilizando Educação
O que é Índice de Endividamento?
Oi gente! Tudo certo?
Nos últimos dias, apresentamos conceitos e análises sobre os índices de liquidez, todavia, agora vamos tratar sobre outro tema: Índices de Endividamento.
Depois de entender a importância dos índices de liquidez e seus impactos nas instituições, podemos aprofundar esse estudo econômico-financeiro nos índices de endividamento. O nome já é autoexplicativo, valor que mostra grau de endividamento de algo, porém, conceitualmente podemos afirmar que esse índice tem como objetivo transformar em percentual a participação das principais contas do balanço e mensurar em relação ao capital próprio quanto que cada uma delas representa.
Primeiramente, temos o Endividamento Geral, que calcula o percentual de dívidas que a empresa tem referente ao capital próprio, ou seja, verifica se a maioria dos recursos da empresa vêm de capital próprio ou de terceiros. O ideal é que esse indicador fique sempre abaixo de 0,5 (50%), significando que todas as dívidas da empresa são menores que o capital próprio da empresa, por isso na fórmula podemos observar que se considera todo o passivo, exceto o PL.
EG: Passivo Circulante + Passivo Não Circulante x100
Ativo Total
Depois, temos o Endividamento em Curto Prazo, que a princípio faz o mesmo cálculo de percentual que o Endividamento Geral, porém, considerando apenas as dívidas de curto prazo (como podemos observar na fórmula). O ideal é que fique entre 25% e 35%.
ECP: Passivo Circulante x100
Ativo Total
O Endividamento em Longo Prazo também considera apenas uma parte do passivo, porém foca apenas em calcular o percentual do longo prazo, representado na fórmula pelo passivo não circulante. Variar esse percentual de 15% à 20% é um ótimo sinal.
ELP: Passivo Não Circulante x100
Ativo Total
Por último, temos a Participação do Capital Próprio, que mede qual a proporção do capital próprio e de terceiros que está financiando o ativo da empresa. O ideal é que o resultado deste índice fique sempre acima de 50% indicando que a empresa utiliza mais capital próprio do que de terceiros.
PCP: Patrimônio Líquido + Resultados de Exerc. Futuros x100
Ativo Total
No final das contas, podemos afirmar que quanto melhor forem esses índices de endividamento, mais atrativa será a empresa perante o mercado, pois ela mostrará que tem mais recurso próprio que de terceiros, fazendo com que haja geração de investimentos.
Qualquer dúvida podem usar o espaço para comentários!
Abraços,
Equipe Contabilizando Educação
Nenhum comentário