Contabilizando Educação
Análise dos Índices de Atividade da empresa TOTVS
Olá, pessoal! Tudo bem?
Na postagem anterior, já falamos sobre o conceito dos diversos Índices de Atividade, que você pode conferir clicando AQUI. Agora, iremos aplicar todo esse conhecimento adquirido analisando as demonstrações da empresa TOTVS S.A.
Índices de Atividade e Parecer
Prazo Médio de Recebimento
A empresa TOTVS S.A. apresentou, como Prazo Médio de Recebimento (PMR), 94 dias em 2016, 83 dias em 2017 e 78 dias em 2018. O Prazo Médio de Recebimento é um índice que mostra o tempo que se leva desde a venda das mercadorias até o recebimento dos clientes. Por meio da análise dos índices obtidos, fica claro observar que a empresa vem reduzindo seu Prazo Médio de Recebimento com o passar dos anos, o que é um ponto positivo. Mesmo assim, este prazo está elevado, pois a empresa demora quase três meses para receber de seus clientes. Entretanto, deve-se fazer uma comparação do PMR com o Prazo Médio de Pagamento para se chegar a uma conclusão final.
Prazo Médio de Pagamento
A empresa TOTVS S.A. apresentou, como Prazo Médio de Pagamento (PMP), 31 dias em 2016, 44 dias em 2017 e 47 dias em 2018. O índice de Prazo Médio de Pagamento demonstra o período compreendido entre a compra da mercadoria até o pagamento aos fornecedores. Fazendo uma comparação com o Prazo Médio de Recebimento, pode-se perceber que existe uma grande disparidade entre o prazo de recebimento dos clientes e o pagamento aos fornecedores, o que é algo negativo. Conclui-se que a empresa precisa negociar seus prazos para quitação de dívidas com os fornecedores e estimular o recebimento antecipado de seus clientes.
Prazo Médio de Estocagem
Analisando o Prazo Médio de Estocagem da empresa, é possível verificar que em 2016 a empresa demorava, em média, 12 dias para renovar seus estoques. Já em 2017, o prazo aumentou para 19 dias e, em 2018, reduziu para 17 dias. Por meio do índice de Prazo Médio de Estocagem, conseguimos visualizar o número de dias transcorridos desde a compra da mercadoria até sua venda para o cliente. Porém, pode-se concluir que o Prazo Médio de Estocagem não é um índice de grande importância do caso da TOTVS S.A., por se tratar de uma empresa de tecnologia, em que a maior parte de seus produtos são intangíveis. Mesmo assim, é possível dizer que, apesar do estoque reduzido, a empresa apresenta bons índices de renovação de estoques.
Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro
Analisando o Ciclo Operacional da empresa, pode-se verificar um ciclo de 105 dias em 2016, 102 dias em 2017 e 95 dias em 2018. O Ciclo Operacional demonstra o período transcorrido entre a compra de mercadorias ou matérias-primas até o recebimento de seus clientes. Dessa forma, é possível concluir que, apesar ter ocorrido uma redução no ciclo da empresa no decorrer dos anos, o ciclo operacional da TOTVS S.A. ainda pode ser considerado relativamente longo, sendo que ela demora cerca de 3 meses para desde o momento do início da operação até o recebimento de seus clientes.
Em relação ao Ciclo Financeiro, pode-se verificar um ciclo de 75 dias para 2016, 58 dias para 2017 e 49 dias para 2018. O Ciclo Financeiro de uma empresa é o período compreendido entre o pagamento das compras aos fornecedores e o recebimento das vendas dos clientes. De forma similar ao Ciclo Operacional, o Ciclo Financeiro da TOTVS S.A. também reduziu ao longo dos anos, apesar de ainda ser um ciclo longo.
Até a próxima postagem,
Equipe Contabilizando Educação
Nenhum comentário