Balanço Patrimonial: o que é e qual a importância


As Demonstrações Contábeis são elaboradas respeitando uma estrutura conceitual e essas demonstrações possuem objetivos variados, dentre os quais pode estar a apresentação ao público externo, incluindo órgãos reguladores, governo, investidores, entre outros. Mas sem dúvidas uma das principais utilidades das demonstrações contábeis é auxiliar os administradores e a governança na tomada de decisões, pois para traçar estratégias para o futuro e criar um planejamento, requer ter um panorama claro da situação atual e até mesmo de eventos que ocorreram no passado, mas que ainda refletem na saúde da empresa. Para isso, há a exigência que as demonstrações sejam as mais claras possíveis, a fim de facilitar sua interpretação e entendimento por parte dos usuários.
Uma das principais demonstrações contábeis, se não a mais importante, é o Balanço Patrimonial. Essa é a demonstração responsável por exibir a situação patrimonial da empresa e, para isso, deve sempre respeitar as normas contábeis. O Balanço Patrimonial, portanto, deve apresentar obrigatoriamente os seguintes itens: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Para melhor entendimento e análise das informações do Balanço, segue breve descrição desses itens:
  • Ativo - Representa os bens e direitos, a parte positiva da empresa, ou seja, recursos que essa adquiriu e servirão para o gerar mais benefícios econômicos para a organização. Vale lembrar que as contas do Ativo devem ficar dispostas, no plano de contas, iniciando sempre com as contas que gerem liquidez de forma mais imediata possível, de maneira que o Caixa e Equivalente de Caixa será a primeira conta e a mais importante desse grupo, representando o que a empresa tem de recurso imediato.
  • Passivo - Aborda as obrigações da empresa, com terceiros e com os sócios da entidade, objetivando que com a saída desses recursos ocorra o crescimento econômico da empresa.
  • Patrimônio Líquido - Corresponde ao valor residual dos ativos da organização, ou seja, o saldo do ativo após ser deduzidos os seus passivos. O Patrimônio Líquido é, portanto, o valor contábil que a empresa tem como compromisso perante os sócios.
Quando se trata de Ativo e Passivo, é importante levar em consideração os períodos de liquidez e liquidação dos respectivos grupos. De modo que, esses grupos serão ainda subclassificados entre Circulante e Não Circulante, para assim, melhor demonstrar o cenário real da empresa no curto e/ou no longo prazo. O Ativo ou Passivo Circulante irá englobar as contas e movimentações da empresa que retratem os acontecimentos previstos para ocorrem dentro dos 12 meses subsequentes. Eventos esperados a partir desse prazo serão lançados e classificados no grupo do Ativo ou Passivo Não Circulante.
Abaixo, vocês poderão conferir o Balanço Patrimonial da empresa TOTVS. Clicando no ícone do Excel na barra lateral, vocês também conseguem fazer o download do arquivo com todas as análises feitas até o momento.




E aí? Para vocês, qual a importância que o Balanço Patrimonial tem no processo de tomada de decisões dentro de uma empresa?
Abraços,
Equipe Contabilizando Educação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.