Contabilizando Educação
Balanço Patrimonial: o que é e qual a importância
Uma das principais demonstrações contábeis, se não a mais importante, é o Balanço Patrimonial. Essa é a demonstração responsável por exibir a situação patrimonial da empresa e, para isso, deve sempre respeitar as normas contábeis. O Balanço Patrimonial, portanto, deve apresentar obrigatoriamente os seguintes itens: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Para melhor entendimento e análise das informações do Balanço, segue breve descrição desses itens:
- Ativo - Representa os bens e direitos, a parte positiva da empresa, ou seja, recursos que essa adquiriu e servirão para o gerar mais benefícios econômicos para a organização. Vale lembrar que as contas do Ativo devem ficar dispostas, no plano de contas, iniciando sempre com as contas que gerem liquidez de forma mais imediata possível, de maneira que o Caixa e Equivalente de Caixa será a primeira conta e a mais importante desse grupo, representando o que a empresa tem de recurso imediato.
- Passivo - Aborda as obrigações da empresa, com terceiros e com os sócios da entidade, objetivando que com a saída desses recursos ocorra o crescimento econômico da empresa.
- Patrimônio Líquido - Corresponde ao valor residual dos ativos da organização, ou seja, o saldo do ativo após ser deduzidos os seus passivos. O Patrimônio Líquido é, portanto, o valor contábil que a empresa tem como compromisso perante os sócios.
Abaixo, vocês poderão conferir o Balanço Patrimonial da empresa TOTVS. Clicando no ícone do Excel na barra lateral, vocês também conseguem fazer o download do arquivo com todas as análises feitas até o momento.
E aí? Para vocês, qual a importância que o Balanço Patrimonial tem no processo de tomada de decisões dentro de uma empresa?
Abraços,
Equipe Contabilizando Educação
Nenhum comentário