Visitamos a Bolsa de Valores!


Olá, pessoal! Como vocês estão?

Hoje, iremos falar sobre como foi nossa viagem em turma para São Paulo 😊

No dia 24/10 partimos da Católica SC de Joinville com destino à São Paulo, a fim de visitar a Bolsa de Valores e outros pontos turísticos interessantes. Chegamos ao destino por volta das 11:30h da manhã, após enfrentar um longo atraso na viagem por conta de um acidente no Rodoanel (Leia mais clicando AQUI). Após um tempo de justo descanso 😝 , fomos visitar nosso primeiro ponto de interesse - e o mais importante da viagem: a B3!


Chegando lá, fomos recepcionados por funcionários da B3 Educação, que nos falaram um pouco sobre a história da instituição e sobre o mercado financeiro.


A B3 é uma das maiores empresas do mercado financeiro no mundo em ambiente de bolsa e de balcão. Sua história começou em 23 de agosto de 1890, com a fundação da Bolsa Livre, por Emílio Pestana, cujas atividades foram encerradas em 1891. Pouco tempo depois, em 1895, foi inaugurada a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, que evoluiu e se tornou a instituição que hoje conhecemos como Bovespa.

Um marco importantíssimo para o mercado financeiro brasileiro foi a incorporação, em 1991, da Bolsa de Mercadorias de São Paulo pela Bolsa Mercantil e de Futuros, que culminou, em 2017, com a fusão da BM&FBovespa com a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados, dando origem à B3 - Brasil, Bolsa e Balcão.

A fusão da Bovespa com a Bolsa Mercantil e de Futuros, em 2008, foi outro grande marco para o mercado financeiro nacional. A soma do valor de mercado das duas bolsas fez com que a BM&FBovespa se tornasse a terceira maior bolsa de valores do mundo, atrás apenas da Deustsche Börse e da Chicago Mercantile Exchange.


Hoje, as atividades da B3 incluem a criação e administração de sistemas de negociação, desde ações e títulos de renda fixa, até moedas e commodities. Além disso, ela também oferece serviços de clearing e financiamento de veículos e imóveis.


Após nossa visita à B3, fomos visitar o Edifício Banco de São Paulo, para conhecer o Farol Santander, que conta com um grande acervo fixo e com algumas obras em exibição. A estrutura abriga diversas atrações, que são divididas nos diferentes andares do prédio, e que incluem exposições audiovisuais, diversas obras de arte e museus. Num dos últimos andares do edifício, os visitantes conseguem ter uma visão panorâmica da cidade de São Paulo:


Após a visita ao Edifício Banco de São Paulo, a turma ficou livre para conhecer a cidade de São Paulo à sua maneira. Alguns foram fazer compras no Brás, outros foram até a Augusta, alguns foram para baladas da região 😜... Nosso grupo preferiu ir até o Bar Brahma, que ficava perto do hotel onde estávamos hospedados.

Já no sábado de manhã, dia 26/10, fomos visitar a 25 de Março, onde aproveitamos diversos descontos (teve gente que aproveitou até para comprar os enfeites de natal para sua casa 😅). Após isso, fomos almoçar no Mercado Municipal de São Paulo.


Após o almoço, fomos visitar a Catedral da Sé, que hoje é um dos maiores templos do estilo gótico no mundo. Os restos mortais do cacique Tibiriçá e dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta estão na cripta da catedral.


Esse foi nosso último ponto de visitação em São Paulo. Após isso, partimos com destino à cidade de Joinville. Certamente, a viagem foi muito proveitosa para os estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor a cidade de São Paulo e, principalmente, a B3, o que irá contribuir para uma formação mais completa dos futuros contadores.




Abraços,
Equipe Contabilizando Educação

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.