O Termômetro de Kanitz



Olá pessoal, tudo bem?

Espero que sim!! Bom, hoje iremos tratar do termômetro de Kanitz, este método foi desenvolvido pelo Professor Stephen Charles Kanitz através de uma análise discriminante, criando uma escala com base em índices compostos de liquidez elaborando um instrumento para prever o grau de possibilidade de falência das empresas. (Kanitz, 1978)
Este método ficou conhecido como um termômetro com o objetivo de medir a insolvência das empresas.
A seguir temos as fórmulas e os cálculos para medir o índice de insolvência, mas você deve estar se perguntando "como eu vou saber se o resultado está bom ou ruim?" Para isso temos a tabela a baixo que com base nos resultados do fator de insolvência podemos concluir se a empresa vai bem, mal ou péssima.


Após aplicação dos dados solicitados nas fórmulas, e realizado os cálculos, teremos um valor: o Fator de Insolvência. Consideramos ele no Termômetro de Kanitz e por meio dessa classificação conseguimos determinar qual o estado de determinada instituição.


Bom, conforme vocês podem ver, temos as três áreas no termômetro de Kanitz:
- Área de Solvência: são os resultados do fator de insolvência maior que zero, ou seja, a empresa está bem, tem menores riscos de falência.
- Área de Penumbra: são os resultados do fator de insolvência entre 0 a -3, neste caso a empresa está mal, está em uma situação de risco, deverá rever seus métodos, pois a empresa tem risco de falência.
- Área de Insolvência: são os resultados do fator de insolvência entre -4 a -7, com este resultado a empresa está péssima, ou seja, a empresa tem maior probabilidade de falência. 



Qualquer dúvida podem usar o espaço para comentários!
Abraços,
Equipe Contabilizando Educação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.